A Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras do Douro realizaram a sessão de encerramento do projeto Douro em Movimento, Aldeias com Vida a 12 de julho de 2018, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego.

O projeto “Douro em Movimento, Aldeias com Vida” desenvolveu-se em copromoção pela Douro Generation e a Rede de Aldeias Vinhateiras entre 2016 e 2018. Foi apoiado pelo Norte 2020 e pelos municípios de Carrazeda de Ansiães, Moimenta da Beira, Sabrosa, São João da Pesqueira, Tabuaço, Tarouca e Vila Real.

A deste projeto passou por preservar, valorizar e promover o Alto Douro Vinhateiro, através da implementação de uma forte agenda cultural, económica e de cooperação. Encerrou, assim, com uma sessão pública que, para além da apresentação dos resultados das ações desenvolvidas ao longo de dois anos, proporcionou à região um agradável serão cultural, com a participação de vários artistas nacionais.

Também a 12 de julho, mas durante a tarde, no Museu do Douro, foram apresentados trabalhos científicos no âmbito deste projeto, na Conferência “Contributos do Turismo e do Património para o Desenvolvimento Sustentável”. Destes trabalhos destacam-se o estudo de mercado “Estratégia de Marketing Turístico de Internacionalização”, o estudo “Patrimónios Durienses: Uma Herança Cultural da Humanidade” e a “Carta de Boas Práticas”.

21:00 – Receção – “Douro Mágico”

21:30 – Abertura – “Eternidade”

Poema de Torga nas várias perspectivas artísticas
Rullien Polizeli e Aline Ribeiro e João Ricardo Barros Oliveira (Artes Cénicas e Música), Paulo Duarte (escultura), Bartolomeu Lima (Música), Jorge Marinho (Pintura) e Susana Figueiredo

21:45 – Performance Poesia – “Torga Mundis”

Vitor Norte, Filipe Crawford, Manuel João Vieira, Marina Albuquerque, Rita Blanco e Marcantonio Del-Carlo.

21:55 – Boas-Vindas, com Paula Castelar

António Martinho (Presidente da Direção da Douro Generation)
Carlos Carvalho (Presidente da Rede das Aldeias Vinhateiras)
Domingos Nascimento (Presidente da Agência Social do Douro)

22:05 – Pedro Jóia

22:15 – “Douro em Movimento – Aldeias com Vida”

Apresentação de resultados

22:20 – Encerramento

Fernando Freire de Sousa (Presidente da CCDR-N)

22:25 – Hino ao Douro (estreia absoluta)

Coro Generation (Letra e música originais de Laurent Filipe)