“World Generation Project” (WGP) é uma iniciativa da Douro Generation, para a cooperação entre os povos, as regiões e as nações. Tem o objetivo de fomentar a preservação, a valorização e a promoção da riqueza histórica, cultural, ambiental e socioeconómica das regiões, em especial dos Patrimónios Mundiais, contribuindo para dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O World Generation Project tem ainda uma clara preocupação de envolver todas as Gerações, dos 8 aos 80, proporcionando a partilha de saberes e pontos de vista.

O World Generation Project tem como missão desenvolver uma dinâmica de regeneração, valorização, promoção e comunicação dos Patrimónios Mundiais, através da revitalização socioeconómica, da fixação de população e do reforço do apoio e promoção dos setores de atividade das regiões.

No Douro, tal como noutros Sítios Património Mundial, o WGP pretende reforçar a dinâmica das atividades ligadas ao Turismo, às Indústrias Criativas, à Agricultura e outras atividades emergentes, como, por exemplo, a Economia Digital, e potenciar a capacidade crítica e inovadora dos atores socioeconómicos da região.

Todo este espaço – Patrimónios Mundiais – conserva, quer nos saberes práticos e nas vivências das populações, quer na materialidade das suas paisagens culturais e naturais, um repositório significativo de referentes intergeracionais intangíveis que enriquecem todo o património – o património material e imaterial dos territórios e das comunidades. Impõe-se, portanto, que o WGP contribua para manter o património vivo e seja impulsionador de desenvolvimento e de atratividade.

Pretende, assim, a Douro Generation contribuir para a gestão da região, valorizando a interação entre os cidadãos e as entidades, estabelecendo parcerias de âmbito regional, nacional e supranacional, designadamente com outras regiões que mereceram a classificação de Património Mundial, património cultural ou natural, ou cujas necessidades de desenvolvimento sejam semelhantes.

O World Generation Project é um projeto da Douro Generation que tem como principais objetivos:

  • Promover o interconhecimento (de pessoas, instituições, organizações, projetos), a troca de ideias e a identificação de boas – práticas;
  • Estimular as interações, o trabalho em rede e a coesão territorial;
  • Promover e dinamizar as atividades económicas e sociais;
  • Proporcionar o encontro dos países da rede “World Generation”, através da participação de representantes dos Patrimónios da Humanidade;
  • Debater e partilhar as experiências dos países participantes;
  • Promover programas de educação, cultura, ambiente e de voluntariado, em especial da UNESCO.

Objetivos para os Patrimónios Mundiais

  • Criação de dinâmicas de regeneração
  • Promoção do Património Classificado pela UNESCO
  • Criação de condições para a fixação da população
  • Promoção do turismo e indústrias criativas
  • Promoção da agricultura e das economias emergentes (ex. economia digital)
  • Inovação de serviços e produtos (ex.tecnologia)